Para que tantos músculos?
Que espécie de loucura é essa?! Agora tem gente tomando remédio pra cavalo. Pessoas com um novo tipo de anorexia: a vigorexia, transtorno que afeta pessoas viciadas em academia e que nunca estão satisfeitas com o corpo que têm. Na onda do corpo perfeito muitas bobagens são feitas. A indústria de esteróides anabolizantes e de suplementos alimentares milagrosos anda pra lá de empolgada.

Mas para que tantos músculos? Afinal vivemos dias em que o esforço físico é pouco ou nada exigido.
- Por isso mesmo - diriam os amantes do corpo perfeito - Precisamos fazer força para fugir do sedentarismo.
É mesmo uma boa explicação vista de certo ângulo. Mas a realidade não se deixa ocultar por muito tempo. Porque os motivos por trás do cultivo desse tal “corpo perfeito” logo se deixa entrever através das curtas e apertadas roupas que os fãs desse mesmo “corpo” exibem.
Essa cultura física tem sido apresentada como “panacéia”, isto é, cura para todos os males quando na maioria das vezes não passa de um frágil paliativo narcisista.
Com isso queremos dizer que os exercícios físicos são uma total nulidade? De modo nenhum.
Contra fatos não há argumentos. A medicina já nos apresentou os seus confiáveis relatórios.
O que tememos, entretanto, é a tendência para a deturpação tão comum aos pecadores habitantes deste planeta. Tememos que a busca pelo condicionamento físico mine o empenho pelo vigor espiritual. Tememos que a forma prevaleça em detrimento do conteúdo e que o corpo malhado substitua um espírito “inabalável, voluntário e quebrantado” Sl. 51:10,12,17.
Sendo assim, como novas criaturas possuidoras da mente de Cristo, precisamos diligentemente buscar a perspectiva certa nesse cenário: “Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.” Diz Paulo ao jovem Timóteo em sua primeira carta no capítulo quatro e versos sete e oito.
Novamente afirmamos nosso repúdio ao desprezo pelo exercício físico. Mas com a visão correta insistimos em dizer que deltóides, tríceps, bíceps e outros músculos desenvolvidos não levam ao que nós entendemos ser o alvo supremo da humanidade criada à imagem de Deus: a Piedade (reverência, respeito, fidelidade a Deus, religiosidade).
De fato o exercício físico proporciona certo nível de condicionamento, infelizmente este mesmo condicionamento não consegue dar ao homem o senso de valorização das coisas de Deus em sua vida. De modo que a Palavra de Deus nos dá a perspectiva correta quando diz “... o exercício físico para pouco é proveitoso...” Em contrapartida o Santo Espírito ordena: “Exercita-te, pessoalmente, na piedade” mostrando claramente que o grupo de “músculos” que devem estar em franco desenvolvimento, anos luz a frente de deltóides e cia. são aqueles mencionados nesse mesmo contexto de 1 Tm.4, a saber, “palavra, procedimento, amor, fé, pureza.” v.12 Do bom condicionamento desses “músculos” depende todo o nosso desempenho como “casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.”1Tm.3:15
Talvez agora seja a sua vez de repetir a pergunta acima. Para que tantos músculos? Por que desenvolver esses tais “músculos” espirituais?
A resposta é bem simples. Ao contrário dos deltóides e cia. que servem na maior parte do tempo como atrativos para olhos cúpidos e vaidosos, os “músculos” da piedade têm uma ampla utilidade. Longe de representar um mero papel ornamental em um cenário estéril, o seu crescimento é desejável e limite nenhum lhes é imposto, pois são importante instrumento no cumprimento da mais sublime de todas as missões: defender a Verdade. A responsabilidade de ser “coluna e baluarte da verdade” exige vigor e resistência além de muita concentração (disciplina). Não podemos suportar a idéia de colunas e baluartes (fortalezas) que não possam suportar pressões. Se colunas de concreto e aço são especialmente feitas para evitar que edifícios venham abaixo e fortalezas pretendem ser inexpugnáveis ao ataque dos inimigos, o que dizer da Igreja de Deus cujas pressões e ataques que lhe cercam por todos os lados são do tipo mais extremo?
Estamos nesse mundo com um único propósito: dar suporte a verdade e resistir à mentira. Se necessário for até com as nossas vidas.
Muitas lutas teremos ainda que enfrentar, de maneira que precisamos malhar cada vez mais forte na “arena da piedade” a fim de alcançar “músculos” volumosos e resistência pétrea.
Deus abençoe!
Versículo para memoriza: “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1 Timóteo 4:7-8).
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.
