A importância de ter identidade cristã.

01/11/2012 13:34

Personagem tema: João Batista

Antes mesmo de nascer, João Batista já conhecia Aquele por quem viveria.

Joao teve uma vida diferente de todos os outros personagens bíblicos. Ele viveu no deserto com escassez de recursos, mas ainda assim, seu coração ardia pela mensagem de Cristo, o que comumente se esvai em nossos dias, à medida que nossos recursos aumentam, nossa fé diminui. Entretanto a vida de João Batista nos ensina que ter fé é pouco, precisamos ter identidade cristã, raízes em Cristo, de modo que nada daquilo que é temporal possa nos afastar d’Ele.

A primeira aparição de João nas escrituras se dá livro do profeta Isaías 40:3, o profeta diz daquele que viria anunciar a vinda de Cristo.

Ainda no ventre de sua mãe, Isabel, ele se alegra com a visita de Maria, que está à espera de Jesus. A vida espiritual de João batista demonstra a natureza espiritual do Reino de Deus.

João foi concebido já na velhice de sua mãe, e era o sexto filho de Zacarias e Isabel, a sua historia deixa claro que ele veio debaixo de um propósito previamente estabelecido por Deus, a fim de que o caminho pudesse ser preparado (Malaquias 3:1-2).

Assim como João todos nós temos um chamado ao Reino, mas para que esse chamado se revele a nós precisamos antes de ter raízes em Deus.

João Batista cresce, e passa a chamar todos quantos cruzam com ele ao batismo do arrependimento para que sejam salvos. Contudo ele deixa claro que por ele nada é feito, afinal o próprio Batista diz : eu não sou o Cristo (joão 1:20) e diz mais: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem Aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Lucas 3:16)

A bíblia diz que João vivia de modo muito arcaico no deserto, vestia-se com pele de camelo e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Tinha um discurso eloquente, que dizia:

 -“Arrependei-vos, pois eh chegado o Reino dos céus”. (Mateus 3:2).

João Batista viveu uma vida simples, sem regalias, e teve uma morte trágica através das mãos de Herodes.

Entretanto o próprio Jesus disse a respeito de João: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista” (Mateus 11:11)

Indubitavelmente João tinha uma fé renovada a cada dia, uma convicção sobrenatural e uma identidade única, a identidade daqueles que vivem e esperam pelo Reino de Deus.

Que possamos a cada dia ter a revelação da nossa identidade em Cristo.

Ore a respeito disso! Peça a Deus discernimento do seu chamado e de quem você nEle!!

Deus abençoe queridos!

Bjs

Gaby Simarro