A RECEITA DE JESUS PARA A FELICIDADE

30/03/2012 13:04

Olá amados, como foi a semana?

Hoje quero compartilhar uma receitinha com oito ingredientes básicos para a felicidade. Bora nessa?!

O texto base para esse post é bastante conhecido: as bem-aventuranças, que e está no livro de Mateus 5:1-11.

Vejamos: Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Essa passagem da bíblia enfatiza oito sinais principais da conduta e do caráter cristão em relação a Deus e aos homens, e consequentemente, as bênçãos divinas resultantes daqueles que praticam estes sinais. Essas bem-aventuranças descrevem o caráter que Deus quer que tenhamos. Nesse sentido, para termos uma maior compreensão do que cada bem-aventurança significa, e como elas nos instruem para a FELICIDADE, farei agora uma breve análise de cada uma delas.

  1. Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Em outras traduções, está escrito: [...] os pobres de espírito. Bom, ser pobre de espírito é se esvaziar no espírito, no profundo do nosso ser, não sendo apegado às velhas coisas do nosso passado, mas sim uma pessoa vazia de si mesma, pronta para receber o novo de Deus, as coisas do Reino dos Céus.

  1. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Vocês se lembram quando o Senhor falou para não nos conformarmos com esse século? Pois então, Ele quer que eu e você oremos, jejuemos, choremos para que as nações se convertam e se rendam de todo o coração à Deus. E se fizermos isso, o Senhor trará o consolo e o reino dEle sobre toda situação negativa.

  1. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

Ser manso significa não resistir à oposição do mundo, mas sofrê-la de bom grado. Se formos mansos, e estivermos dispostos a sofrer a oposição do mundo nessa era, herdaremos a terra na era vindoura, como revela Hb. 2:5-8 e Lc. 19:17,19. Gente, ainda existe uma cruz para carregarmos. Jesus antes de nos convidar para sermos participantes da graça Ele nos convida a sermos participantes da cruz. Mais a recompensa é certa e virá em breve.

  1. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.

Justiça aqui denota ser correto em nossa conduta. Precisamos ser sedentos por essa justiça para podermos entrar no reino de Deus. Logo, se tivermos fome e sede justiça, Deus nos concederá a própria justiça que buscamos, para que sejamos fartos.

  1. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

Ser justo é dar a alguém aquilo que ele merece, ao passo que ser misericordioso é dar a alguém o que ele não merece. Se formos misericordiosos para com os outros, o Senhor nos concederá misericórdia (2Tm 1:16,18), especialmente no Seu tribunal. (Tg. 2:12-13)

  1. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

Ser puro de coração é ser singelo no propósito, ter a meta singular de realizar a vontade de Deus para a Sua glória (ICo 10:31), isto é, para o reino dos céus. Nosso espírito é o órgão pelo qual recebemos Cristo (Jo 1:12; 3:6), ao passo que nosso coração é o terreno onde Cristo cresce como semente de vida. Para o reino dos céus, precisamos ser pobres em espírito, para receber Cristo. Além disso, precisamos ser puros, singelos, no nosso coração para que Cristo cresça em nós sem impedimento. Se formos puros de coração na questão de buscar  a Deus, veremos Ele.

  1. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

Satanás é o instigador de toda rebelião. Para vivermos no reino dos céus devemos ser aqueles que promovem a paz entre os homens (Hb 12:14). Nosso Pai é o Deus da paz. Ele é pacífico, e se nós que somos nascidos Dele, quisermos ser pacificadores, temos que andar segundo o propósito de Deus para as nossas vidas. Dessa forma, expressaremos a vida e a natureza de Deus e seremos chamados de filhos.

  1. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

O mundo inteiro jaz do maligno (1Jo 5:19) e está cheio de injustiça. Se tivermos fome e sede de justiça, seremos perseguidos por causa dela. Por causa do reino dos céus, precisamos pagar um preço pela justiça que buscamos.

Tá bom. Talvez tudo isso que eu disse até agora não seja novidade pra você. Pare um pouco e reflita: O que isso tudo tem haver com a FELICIDADE?

Querido leitor, perceba que cada uma das oito qualidades citas é acompanhada por um elogio para a pessoa que as pratica. Eles foram chamados de “bem-aventurados”. No seu significado original, a palavra ‘bem-aventurado’ vem do grego ‘makarios’, que significa “FELIZ”. A Bíblia na Linguagem de Hoje, assim traduz as palavras iniciais de cada bem-aventurança: “Felizes os que [...]”. E diversos comentaristas têm explicado que essas palavras constituem a receita de Jesus para a felicidade humana. A felicidade humana depende da alegria, vinda do (fruto do) espírito.

Nesse contexto, gostaria que você entendesse que quando Jesus ensinava essa passagem, Ele não estava se referindo a tipos diferentes de pessoas, daquelas que são mais humildes, já outras que são mais pacificadoras ... não é nada disso. Jesus está dizendo para procurarmos com zelo todas essas oito qualidades para sermos verdadeiramente felizes. Assim, devemos ser a todo tempo: mansos, misericordiosos, humildes de espírito e limpas de coração, chorar e clamar, ter fome por justiça, ser pacificador, e por consequência de praticarmos esses princípios, seremos perseguidos por causa dEle.

Perceba também que as pessoas que exibem estes sinais não são um conjunto elitista, uma pequena aristocracia espiritual distante da maioria dos cristãos. Pelo contrário, as bem-aventuranças são especificações dadas pelo próprio Cristo quanto ao que cada cristão deveria ser. Todas estas qualidades devem caracterizar todos nós. Da mesma forma que o fruto do espírito descrito por Paulo, deve amadurecer em seus nove aspectos no caráter de cada cristão, também as oito bem-aventuranças que Cristo menciona descrevem o seu ideal para cada cidadão do reino de Deus. Ao contrario dos dons do espírito, que distribui a diferentes membros do corpo de Cristo a fim de equipá-los para diferentes espécies de serviço, o mesmo Espírito está interessado em produzir estas graças cristãs em todos nós. Não podemos fugir á nossa responsabilidade de buscá-las todas.

A passagem de Mateus que nós lemos, termina no verso 12 dizendo: ALEGRAI-VOS e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.” Pessoal que nós possamos a partir de hoje buscar e nos alegrar com cada uma dessas oito características. Visualize a grande recompensa que estará te esperando! Que possamos clamar ao Senhor por essas características. O meu desejo é que TODAS essas qualidades se tornem características da nossa personalidade, amém?! A fim de que o Reino dEle se estabeleça em nós!

Deus abençoe!

Wellington da S. Dias

 

Estudo baseado nos textos:

Sermão do monte. Disponível em: .

Rodapé de explicações do Novo Testamento - Versão Restaurada.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário