Aprendi bastante com este estudo e achei que ele é puro e veio de dentro da alma de quem o escreveu.
E é assim que somos; azeitonas prontas para passar pelo getsêmani todos os dias.
Fiquem na Paz do Senhor
Na prensa como o azeite
Olá amados do Senhor, como vocês estão? Passando por apuros ... clamando socorro? Acredito que Deus possa através deste post trazer luz e entendimento aos porquês das nossas lutas e tribulações.
Vejamos o que a palavra de Deus diz em Mt. 26:36-45:
“Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos disípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados. Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.”
Muitas vezes temos a ideia de que Jesus não passou por tribulações por Ele ser filho de Deus. Essa visão equivocada nos leva também a acreditar que quando escolhemos servir ao Senhor não teremos mais lutas, afinal, estamos na graça, não é mesmo? Realmente estamos sujeitos não mais as leis mais sim pela graça que Jesus conquistou na cruz por nós. No entanto, antes de sermos participantes da graça, Jesus nos convida a sermos participantes da cruz. Vocês se lembram: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34”. E é sobre o motivo que Deus permite que passemos por preções e tribulações que eu quero falar com vocês hoje.
Segundo o Wikipédia (esse dado é confiável viu ...), o Getsêmani apareceu no original grego dos Evangelhos (Mateus 26:36 e Marcos 14:32) como Γεθσημανι (Gethsēmani), nome derivado do aramaico גת שמנא (Gaṯ-Shmānê), que significa "prensa de azeite".
Não sei se vocês sabem, mais para obter o azeite é necessário que: primeiro se colha os frutos na época em que o fruto começa a se formar para ir amadurecendo, em seguida, é feito o transporte das azeitonas ao moinho, tomando sempre o cuidado de que elas estejam livres de pedras, terra e outras impurezas, pois elas podem causar rupturas na pele do fruto, propiciando o início do processo de fermentação, o que diminui a qualidade final do azeite a ser extraído. Posteriormente, as azeitonas passam por um rigoroso processo de limpeza para tirar todas as folhas e sujeiras que estiverem grudadas ao fruto, até finalmente chegar a moagem para ser extraído o óleo das mesmas.
Não muito diferente de hoje, naquela época, as pessoas prensavam as azeitonas em três grandes etapas e consequentemente obtinham três tipos de azeite. O primeiro deles era obtido na primeira prensa (o tipo extra virgem), e era utilizado para o serviço no templo do Senhor, como por exemplo, o incenso e a iluminação utilizados no templo. O obtido na segunda prensa era utilizado para a fabricação de alimentos e remédios. Já o obtido na última prensagem era utilizado iluminação das casas e fabricação de perfumes. E por fim, o “bagaço”, a massa que sobrava do processo de prensa era utilizada para fabricar sabão.
No texto que acabamos de ler em Mateus 26, vemos que da mesma maneira que as azeitonas são prensadas para sair óleo, Jesus é espremido na sua alma a tal forma que Lhe começa a sair gotas de sangue. Nesse contexto, não me admira que quando percebemos que o local onde Jesus passou por aflições tem o nome de Getsêmani que tem por significado prensa de azeite.
Perceba que a bíblia nos conta que Jesus foi orar por três vezes no Getsêmani. Será coincidência? Eu não acredito! Na primeira vez que Jesus foi orar Ele negou a si mesmo, Ele se dispôs a serviço do Senhor. Veja: “[...]todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”. Na segunda vez que Jesus volta a orar Ele se entrega a Deus a fim de alimentar e curar as nações. Em João 6:35 diz: “Declarou-lhes Jesus: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede”. E pela terceira vez, Jesus se põe como luz do mundo para libertar os cativos pelas trevas. Em João 8:12 “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida”. E por fim, Jesus se reduz a nada para que Ele pudesse ser o sabão que limpa o pecado das pessoas. Olha o que Isaías (43:25) diz se referindo a Jesus: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.”
Com base no que já foi dito, eu entendo que são nos momentos de pressão que realmente revelamos o que está dentro de nós. É um engano pensarmos que não precisamos passar por tais tribulações, afinal, se isso fosse verdade Jesus teria mentido quando disse: “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33”. E se Deus não poupou seu próprio filho, por que você acha que Ele nos pouparia de passarmos por tal ocasião?! Nesse sentido, o principal motivo que leva Deus a nos prensar, é para Ele saber o que tem dentro de mim e você! Deus não tem como objetivo nos castigar, Ele simplesmente quer fazer de mim e de você um azeite fino, suave, que exala o puro perfume de Cristo.
Que eu e você possamos fazer como Jesus, nos reduzindo a nada para que Ele cresça! O meu desejo é seu um azeite fresco nas mãos de Deus para abençoar, alimentar, curar, limpar e perfumar as nações, mesmo que pra isso eu tenha que ser prensado. Espero que nós ao passarmos pelo Getsêmani, venhamos a prevalecer para honra e glória de Deus!
Deus abençoe queridos!
Wellington da S. Dias
Comentários
comentario
Data: 18/05/2012 | De: joelma