Pondo a casa em ordem
Fala ai pessoal abençoado! Firme na rocha?
No post de hoje quero compartilhar uma palavra que tem como base o livro de Isaías, o qual nos conta a história de um homem chamado Ezequias. Leiamos o texto:
“Naqueles dias Ezequias adoeceu e esteve à morte. E veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.” Isaías 38:1
Ezequias foi considerado um dos maiores reis de Judá por causa da sua confiança em Deus e sua dependência d'Ele. Ezequias, que seguiu o exemplo do seu brilhante antepassado, o Rei Davi, teria começado a reinar com 25 anos de idade e governou por 29 anos, a partir de 715 a.C.
No fim de seus dias Ezequias estava passando por uma grande tribulação. Ele estava enfermo, prestes à morte. E no seu caso, não apenas a “medicina” o desenganou, Deus também havia estabelecido um decreto por intermédio do profeta Isaias (E veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.).
Repare que a casa de Ezequias estava bagunçada. Subtende-se que Ezequias não era uma pessoa resolvida, ele tinha algumas pendências a resolver na sua casa. Mais vemos ao mesmo tempo uma oportunidade que Deus estava dando a Ezequias, em corrigir, reparar e rever urgentemente decisões e certos costumes, pois ele iria morrer.
Se olharmos para o sentido literal da expressão “a tua cada em ordem”, teríamos uma visão de bagunça doméstica, mais neste contexto vemos que o significado de arrumar a casa compreende em recolocar a coisas de uso nos seus devidos lugares e tirar todo o pó de sujeira num sentido de ordem espiritual e não simplesmente doméstico.
Como já foi dito, Ezequias era um homem temente ao Senhor. Dentre os seus feitos, ele restabeleceu o culto de Deus em Israel, mandou purificar o templo, passou a celebrar a páscoa, estabeleceu as turmas dos sacerdotes e levitas para a administração do templo, conforme o estabelecido por Deus a Moisés, o povo voltou a louvar, dizimar. No entanto, Ezequias preocupou-se em apenas reestabelecer a casa do Senhor, se esquecendo de cuidar também de sua casa.
Quando decidimos seguir a Cristo não podemos simplesmente deixar nossa casa de lado. Por isso, comece a olhar para a sua casa neste momento. Repare quais atitudes e comportamentos você tem demonstrado em casa. E se pergunte: Será que o meu relacionamento com os meus familiares tem gerado vida ou morte?
Eu acredito que a enfermidade de Ezequias era um reflexo da realidade de sua casa, mais Deus o concedeu uma oportunidade de mudança. Não muito diferente de Ezequias, hoje Deus também está te oferecendo uma oportunidade de mudança. Deus quer que as pessoas da sua casa vejam o Senhor através da sua vida!
Veja o que Ezequias fez:
“Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor, e disse: Lembra-te agora, ó Senhor, peço-te, de que modo tenho andado diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias amargamente.” Is. 38:2-3
Ezequias não hesitou em clamar e se humilhar ao Senhor. E eu te pergunto: Qual a última vez que você orou pela sua família? Quanto tempo faz que você chorou ao Senhor por algum ente querido?
Infelizmente inúmeras famílias morrendo ou estão enfermas. Mais hoje você tem uma oportunidade única de rever a sua conduta como servo ou serva de Deus, como filhos e filhas, como pais ou irmãos. Não perca a chance de pedir perdão, dizer que você ama sua família, afinal, não sabemos se amanha estaremos vivos ou mortos, não é mesmo?
Medite nesta palavra, e comece desde já a colocar sua casa em ordem.
Deus abençoe!
Wellington da S. Dias
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.