Trigos ou Joios?
Fala ai pessoal abençoado! Beleza?
No post de hoje quero compartilhar uma palavra que tem como tema o tipo de semente que somos.
Certo dia Jesus propôs uma parábola que dizia:
“O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.” Mt. 13:24-25
No v.24 o Senhor menciona o reino dos céus, isso significa a igreja do Senhor estabelecida aqui na Terra. E o Senhor continua a parábola dizendo que haviam homens semeando boa semente, o que se refere a pregação da palavra de Deus nas igrejas. Logo em diante, no v.25, o Senhor diz que havia homens dormindo, ou seja, os servos do Senhor não estavam vigiando, e logo, o inimigo, que é satanás, veio e semeou joio no meio do trigo.
Antes de continuar gostaria de esclarecer o que significa o trigo e o joio. Bom, o joio é uma erva daninha muitíssimo semelhante ao trigo. As suas sementes são tóxicas e podem causar sonolência, náuseas, convulsões e até mesmo a morte. O broto e as folhas do joio são muito parecidos com as do trigo. É praticamente imperceptível a diferença entre o joio e o trigo até que se formem os frutos, visto que o fruto do trigo é amarelo-dourado e o do joio é preto.
Nesse contexto, o trigo do v.25 se refere aos verdadeiros crentes, e o joio, plantado pelo inimigo, se refere aos falsos crentes. Isso fica muito claro quando olhamos pra dentro das igrejas. Várias igrejas estão abarrotadas de ‘crente meia boca’, de falsos crente. Quando digo falsos crentes, insere-se aqui, não só membros, como também pastores, ministros, presbíteros, todos. O Senhor já nos alertava que nos últimos dias se levantariam falsos profetas em nosso meio. Por isso fica aqui o alerta: VIGIAI E ORAI!! (vocês se lembram como os homens no v.24 estavam? Eles dormiam. Cuidado.)
Continuando, a parábola diz:
“Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo.” Mt. 13:26-29
Fica claro nessa parte do texto que o Senhor permitiu que o joio e o trigo crescessem juntos no campo. O campo aqui fala do mundo (no v.28 deste mesmo texto diz: o campo é o mundo [...] ). Logo, é no mundo que tanto os verdadeiros como os falsos crentes vivem. E por causa disso que o Senhor não queria que os servos tirassem o joio, pois se assim o fizessem, parte do trigo se perderia com o joio. Ou seja, se retirassem os falsos crentes poderiam também tirar os verdadeiros juntos. Existem igrejas que ainda cometem excessivas vezes esse erro e, fazendo-o, matam muitos crentes verdadeiros.
Complementando o que já foi dito, a parábola termina assim:
“Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.” Mt. 13:30
Nesse sentido, a palavra de Deus nos adverte quanto à vinda de Jesus dizendo que o joio será queimado, ou seja, os falsos crentes vão para o inferno, já os verdadeiros crentes vão para o celeiro do Senhor, pra morada do Altíssimo. É interessante notar também que tanto o joio quanto o trigo foram recolhidos quando já estavam crescidos, ou seja, quando já tinham dado seu fruto. Além disso, o joio foi tirado em molhos, em ‘punhados’, isso nos adverte sobre que tipo de pessoas nos cerca.
Por fim, gostaria que você meditasse sobre o que foi dito respondendo algumas perguntas: Que tipo de quente eu sou? Que tipo de fruto tenho gerado? Os meus frutos me diferem dos falsos crentes? O que tenho feito ultimamente para me tornar um crente melhor?
MEDITE NISSO!!
Deus abençoe! =)
Abraçs
Wellington da S. Dias
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.